A linguagem de script utilizada na construção automática dos textos inclui as seguintes regras que a distingue da linguagem python.
Definição de início e final de um script
Por omissão todo o texto é apenas texto sem expressões lógicas incorporadas, para especificar que parte do texto é linguagem script devemos introduzir o início e o final do script (% e %) respectivamente.
exemplo de texto sem expressões lógicas:
O seguinte código
Este texto não possui expressões lógicas inseridas
É mostrado como
Este texto não possui expressões lógicas inseridas
exemplo de texto com expressões lógicas:
O seguinte código
Este texto possui (% = "uma" %) expressão lógica inserida
É mostrado como
Este texto possui uma expressão lógica inserida
O sinal de "=" na expressão lógica significa "print"
Final de um bloco de programação
Em python os blocos de programação são iniciados através do caracter dois pontos : e terminam através da identação das linhas de programação. Tal regra não era viável de adotar para a construção dos textos, pelo que foi criado a palavra reservada end para encerrar um bloco que iniciou por :
exemplo :
O seguinte código
(% for x in range(3): %)
Já escrevi este texto (% = x %) vez(es)
(% end %)
É mostrado como
Já escrevi este texto 0 vez(es)
Já escrevi este texto 1 vez(es)
Já escrevi este texto 2 vez(es)
outro exemplo :
O seguinte código
(% for x in range(3): = " x*x = " + str(x*x) end %)
É mostrado como
x*x = 0 x*x = 1 x*x = 4
Objectos pré-definidos do projecto
Existem alguns objectos pré-definidos que representam o projecto, as fracções e outros objectos úteis à construção dos textos. Estes objectos são:
_p
Objecto da classe TProject. Representa o projecto seleccionado
_f
Objecto da classe TFraction. Representa a fracção seleccionada
_v
Objecto da classe TVentilation. Representa os dados da ventilação da fracção seleccionada. Igual a _f.ventilacao
_ps
Objecto da classe TProjectSolutions. Representa as soluções do projecto actual. Igual a _p.solucoesProjecto
_reg
Objecto da classe TRegulation. Representa dados úteis do regulamento
_calc
Objecto da classe TCalc. Representa as fichas de cálculo do regulamento
_c
Objecto da classe TCore. Fornece algumas funções úteis para trabalhar com o texto